Terça, 09 de Dezembro de 2025
17°C 21°C
Brasília, DF
Publicidade

Batalhão de Bombeiros em Colinas fortalece segurança pública no município e região

O prédio de dois pavimentos possui estrutura moderna, equipamentos adequados ao trabalho operacional e vai atender colinenses e comunidades vizinhas.

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
08/12/2025 às 20h10
Batalhão de Bombeiros em Colinas fortalece segurança pública no município e região
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A segurança pública na região leste do Estado ganhou um importante reforço. O governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Secretaria de Estado da Segurança Pública(SSP-MA) acaba de entregar no município de Colinas o 18º Batalhão de Bombeiros Militar (18BBM). 

A nova unidade vai assegurar mais condições de atuação dos bombeiros, com rápida resposta às emergências. A base do CBMA de Colinas integra uma lista com mais de 10 grandes obras realizadas pelo governo, para ampliar a presença da corporação em todo o estado. 

O prédio de dois pavimentos possui estrutura moderna, equipamentos adequados ao trabalho operacional e vai atender colinenses e comunidades vizinhas. 

“Esse batalhão é mais uma conquista para o estado, que está investimento maciçamente na Segurança Pública e garantindo que chegue a todos os maranhenses. O prédio conta com ampla infraestrutura, projetada para ampliar a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros e promover mais segurança em Colinas e região”, avalia o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que conduziu a cerimônia de inauguração da unidade.

O 18º BBM possui cinco alojamentos equipados, dois amplos vestiários, dois refeitórios modernos e salas administrativas destinadas ao suporte das atividades internas. A unidade também possui auditório para treinamentos e capacitações, sala de vistorias voltada às atividades técnicas e um hotel de trânsito para apoiar equipes em deslocamento.

Itens de segurança (extintores, sinalização de emergência e equipamentos de combate a incêndio), áreas para exercício físico, sistema de ar-condicionado em todos os ambientes e paisagismo também integram a estrutura da unidade.

Tudo para garantir um ambiente funcional, equipado, com estrutura moderna e conforto para a atuação dos militares, destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto. Ele reforça que o investimento  “fortalece a presença da corporação no interior do estado, assegurando atendimento mais ágil e condições adequadas ao trabalho operacional”.

“É uma ação estratégica da gestão, somada a uma série de iniciativas em curso, para expandir o Corpo de Bombeiros em todo o estado e melhorar as ações de segurança pública”, avaliou o prefeito de Colinas, Renato Santos. 

A obra de construção da unidade foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). 

O planejamento de ampliação do Corpo de Bombeiros avança com a construção e reforma de batalhões, modernização de unidades especializadas, na capital e diversas cidades do interior maranhense. Na lista de obras, destaque para a construção da nova sede do Comando Geral da corporação, nas proximidades do Terminal Rodoviário de São Luís. 

Outros municípios contemplados com melhorias são Imperatriz, que receberá um novo batalhão em área próxima ao aeroporto da cidade; Grajaú, com a nova sede da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM); Paço do Lumiar, com reforma do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2BBM).

Mais recentemente, foram entregues o novo prédio do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM), em Barreirinhas; e da 2ª Companhia de Busca e Salvamento, em Bacabeira. O pacote de investimentos também incluiu diversas reformas em unidades da capital, aquisição de equipamentos e medidas para valorização do efetivo. O resultado é maior eficiência e agilidade nas ações de prevenção, combate e atendimento a ocorrências.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários