
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), encerrou a 9ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência com uma programação marcada por atividades diversificadas e acessíveis, reforçando o compromisso do município com a inclusão e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização sobre as questões da deficiência, defender a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência e incentivar ações para a inclusão em todas as esferas da vida social.
Entre os destaques da semana esteve a entrega da primeira Biblioteca Inclusiva, que recebeu o Espaço Acessível, equipado com tecnologia assistiva e acervo em braile. O local passou a contar com computador adaptado, scanner com leitura acessível e teclado em braile, possibilitando que os usuários digitalizem textos e realizem a leitura por meio de voz sintetizada. A biblioteca também recebeu adaptações estruturais, como piso e mapa tátil, bebedouros acessíveis, banheiros adaptados e prateleiras organizadas com livros em braile e títulos em Libras, garantindo mais autonomia e diversidade de recursos para pessoas com deficiência visual e para a comunidade surda.
Foi realizado também o Encontro TEA e Família: Estratégias, Voz e Direitos, na Associação de Moradores de Boraceia. A atividade contou com palestras de profissionais especializados, que abordaram temas como famílias atípicas, autismo na adolescência e vida adulta, diagnóstico tardio, terapias disponíveis e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento também promoveu rodas de conversa, proporcionando acolhimento, troca de experiências e apoio mútuo entre os participantes.
A programação seguiu, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, onde foram realizadas atividades e vivências na praia voltadas ao público com deficiência, celebrando a data internacional com inclusão, lazer e integração.
Encerrando a semana, ocorreu a Apresentação de Talentos, no Auditório da Secretaria de Educação. O evento, acessível em Libras, reuniu artistas, atletas da arte, alunos do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) da Seduc, além de integrantes da comunidade surda e pessoas com deficiência atendidas por serviços e instituições do município, resultando em um momento de emoção e valorização das potencialidades.
Foram realizadas homenagens aos atletas munícipes que apresentam alguma deficiência, campeões em diferentes modalidades e a Sepedi recebeu o Selo Amigo da Pessoa TEA, assim como a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (Fundass), com diferentes inclusivo.
O morador Carlos Henrique Silva, 48 anos, que acompanhou a Apresentação de Talentos, destacou a emoção do momento.“Foi impossível não se emocionar. A gente percebe o quanto cada apresentação é carregada de dedicação e superação. É muito bonito ver a cidade valorizando esses talentos e oferecendo espaço para que todos possam brilhar”,destacou Silva.
Para a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, a Semana Municipal reforça o papel do poder público na construção de uma cidade mais inclusiva. “Trabalhamos diariamente para assegurar que todas as pessoas tenham acesso pleno aos serviços, oportunidades e ambientes da cidade. Esta semana celebra conquistas, promove reflexões e fortalece a participação da pessoa com deficiência nos diversos espaços sociais”, afirmou.
#PraTodosVerem:imagem de um grupo de meninas e meninos que participaram da apresentação de show de talentos, mais uma imagem de um homem, atleta munícipe, que recebeu homenagem durante o evento e mais uma imagem dos integrantes da Sepedi e mais alguns homenageados durante o encontro. Fim da descrição.