Segunda, 08 de Dezembro de 2025
18°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

URCA firma parceria com Tribunal de Justiça e Secretaria de Direitos Humanos do Ceará

A Universidade Regional do Cariri (URCA) firmou Termo de Cooperação Técnica na última sexta-feira, 5, com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE, e a...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Ceará
08/12/2025 às 16h30
URCA firma parceria com Tribunal de Justiça e Secretaria de Direitos Humanos do Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Universidade Regional do Cariri (URCA) firmou Termo de Cooperação Técnica na última sexta-feira, 5, com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE, e a Secretaria dos Direitos Humanos do Estado (Sedih). A finalidade é promover uma cultura de paz na região do Cariri.

A ideia é permitir formação aos facilitadores para realização de práticas restaurativas, além da viabilização de projetos ligados à Justiça Restaurativa. O Reitor da URCA,

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
 Professor Carlos Kleber de Oliveira, afirma que a instituição prestará um grande serviço à sociedade, além de melhorar a formação dos estudantes. A universidade terá, entre as responsabilidades, a cessão dos espaços para as capacitações e outros eventos.

A desembargadora Andrea Mendes Bezerra Delfino, supervisora do Órgão Central de Macrogestão, corrobora a importância de iniciativas que levem a Justiça Restaurativa para o ambiente de ensino. “Essa parceria é de extrema importância para a Justiça Restaurativa, pois fortalece e incrementa a cultura de paz em nossa sociedade”.

A Sedih disponibilizará técnicos que vão atuar como formadores dos facilitadores, além de promover outras ações conjuntas de sensibilização de profissionais sobre Justiça Restaurativa e Resolução Positiva de Conflitos, apoiando o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do Cariri.

A secretária da Sedih, Socorro França, lembra que é fundamental entes como a URCA, o governo estadual e o Tribunal de Justiça se unirem com o objetivo de promover a paz. Atualmente, há extensões de Justiça Restaurativa e mediação de conflitos em 31 instituições de ensino superior.

Durante a assinatura do termo, estiveram presentes ainda a juíza Jovina d’Avila Bordoni; a juíza Danielle Arruda; o juiz Edilberto Lima; o juiz Victor Pinho; a vice-reitora da Urca, Socorro Vieira; a assistente de Apoio Técnico do Nupemec, Mariana Viana Mont’Alverne; a técnica do Órgão de Macrogestão, Elizangela Gomes e a técnica de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz na Sedih, Nádia de Paula.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários