
O Governo de Sergipe inaugurou nesta segunda-feira, 8, o novo prédio que abriga as sedes da Delegacia Regional de Polícia Civil, a Delegacia de Atendimento à Mulher e Demais a Grupos Vulneráveis (DAGV) e o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) no município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão. A unidade integra, em um único espaço, parte dos principais serviços de atendimento à população na área da segurança pública.
O imóvel está localizado na rua Monte Alegre, no bairro Nova Esperança, em Glória, em um terreno de 1.520m², que foi completamente adaptado para receber os órgãos da SSP, com uma área construída de 1.193,85m². O espaço oferece infraestrutura moderna e acessível, com ambientes amplos, climatizados e dotados de tecnologia e equipamentos que garantem melhores condições de trabalho para os servidores e mais conforto no atendimento à população.
Entre os espaços que fazem parte da nova estrutura, presentes tanto na área da Polícia Civil quanto na do Corpo de Bombeiros, estão os alojamentos masculino e feminino, os vestiários com sanitários adaptados, copa, refeitório, área de circulação, sala de instrução, recepções e salas administrativas. Os dois setores também contam com ambientes climatizados, sistemas de videomonitoramento (CFTV), rede lógica estruturada e iluminação de emergência, além de infraestrutura hidrossanitária completa. "No tocante à Segurança, esse prédio, essa estrutura, tanto da Polícia Civil quanto para o Corpo do Bombeiro, coroa o município em si e o empenho do Governo do Estado, do secretário de Segurança Pública", falou o coronel Andrade, secretário-executivo da SSP.
O ambiente da Polícia Civil contempla ainda salas para delegados, custódia, cartórios (plantonista, municipal, regional e DAGV), espaço para depoimento especial, sala lilás e recepção com acessibilidade. Esses espaços foram planejados para oferecer um ambiente de atendimento mais humanizado, especialmente em situações envolvendo grupos vulneráveis, além de garantir eficiência nas atividades investigativas e administrativas da unidade.
“No dia de hoje, a Segurança Pública do Estado de Sergipe está inovando no modelo de segurança no Sertão. É o primeiro modelo conjugado da Polícia Civil com o Corpo de Bombeiros Militar. É a primeira unidade nesse padrão e tomara que venham outras. Para prestigiar uma cidade que se desenvolveu tanto nos últimos anos, uma cidade que se transformou em gigante, estamos proporcionando tanto o reforço da segurança pública quanto a presença do Corpo de Bombeiros, fundamental sobretudo para os agricultores, já que esta é uma região rica em produção agrícola”, afirmou Thiago Leandro, delegado-geral da Polícia Civil.
Já o Corpo de Bombeiros recebeu uma estrutura completa voltada para o atendimento técnico e emergencial da população. O prédio conta com salas específicas para comando, SAT (Serviço de Atendimento Técnico), apoio técnico, departamento de atendimento pré-hospitalar (APH), reserva técnica, área de serviço e paramentação. Há também alojamentos separados para oficiais e praças, masculinos e femininos, além de vestiários com sanitários individualizados, copa e área de refeitório/estar. A unidade dispõe de sala de instrução equipada com sistema de climatização, pontos de rede e monitoramento. Está prevista ainda a construção de um abrigo exclusivo para viaturas, com ponto de energia de alta carga para equipamentos como compressor de ar. Toda a estrutura é equipada com câmeras de segurança, rede lógica estruturada, cortinas de ar, iluminação de emergência, sinalização de rota de fuga e sistema hidráulico preventivo.
“Estamos inaugurando a primeira unidade do Sertão, o 7º GBM. Ela vai proporcionar uma diminuição no tempo de resposta para os 13 municípios atendidos, permitindo que estejamos mais presentes e preparados para acolher as demandas da sociedade, prestando o serviço de qualidade que ela espera”, declarou o coronel Fábio Cardoso, comandante-geral do CBMSE.
A presença da nova unidade também reduz significativamente o tempo de resposta às ocorrências. “Uma das questões fundamentais da força de segurança é o tempo de resposta. Quanto menor ele for, mais eficiente é a ação e melhores são os resultados entregues à população. Com essa presença aqui, somada a outras ferramentas, como a atuação da Polícia Civil e da Companhia de Caatinga, ícone do Sertão e essencial para a manutenção da estabilidade social, estamos muito felizes”, disse o vice-governador Zezinho Sobral, que representou o governador Fábio Mitidieri, em recuperação de uma fratura no pé.
Além da infraestrutura física, o prédio recebeu mobiliário e equipamentos essenciais para o pleno funcionamento das unidades. Foram instalados racks de servidores, switches gerenciáveis, aparelhos de ar-condicionado tipo split de diversas capacidades, pontos de rede lógica e elétrica, câmeras de segurança, centrais de monitoramento, suportes para televisores e sinalização preventiva contra incêndio. As salas de atendimento dispõem de bancadas em granito, lavatórios e divisórias em material resistente e de fácil higienização.
O novo prédio da Segurança Pública em Nossa Senhora da Glória representa um avanço significativo para a interiorização dos serviços em Sergipe, oferecendo melhor estrutura aos profissionais e atendimento mais eficiente e humanizado à população sertaneja. “Esse é o resultado de anos de esforço do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública para proporcionar instalações melhores aos policiais civis e inaugurar uma unidade do Corpo de Bombeiros que antes não existia no Alto Sertão sergipano. Isso garante à população um serviço de excelência e reforça Sergipe como um dos estados mais seguros do Nordeste”, concluiu o delegado Jorge Eduardo, da Delegacia Regional de Nossa Senhora da Glória.









