Geral Governo
Governo do Maranhão e Ministério da Saúde iniciam cirurgias pelo programa Agora Tem Especialistas
A cirurgia inaugural foi uma colecistectomia videolaparoscópica (retirada de pedra na vesícula), técnica minimamente invasiva, que possibilita recu...
08/12/2025 12h00
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Maranhense, realizou na sexta-feira (5) a primeira cirurgia do eixo cirúrgico do programa Agora Tem Especialistas, marco inicial da execução do convênio com a iniciativa privada para ampliar o acesso a procedimentos eletivos na rede pública.

A cirurgia inaugural foi uma colecistectomia videolaparoscópica (retirada de pedra na vesícula), técnica minimamente invasiva, que possibilita recuperação mais rápida, menor risco de complicações e redução do tempo de internação. 

Shirley Stephanie Sabon, de 36 anos, foi a primeira pessoa atendida no Maranhão pelo componente cirúrgico do programa. Ela descreve o momento como um alívio. “Quando recebi a ligação, senti que havia chegado a minha vez. Fiquei feliz por finalmente resolver essa situação”, comentou, momentos antes de seguir para o centro cirúrgico.

A gestora de Regulação, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde, Marina Sousa, explica que a iniciativa representa um avanço para a rede pública. “É um movimento que mostra o interesse real em reduzir a fila de cirurgias. A parceria entre os três entes possibilita um atendimento mais ágil, eficiente e com qualidade, especialmente em um hospital com estrutura de média e alta complexidade. A intenção é garantir que a pessoa em cuidado espere menos e tenha seu procedimento realizado no tempo adequado”, afirmou a gestora. 

O programa direciona recursos para que cirurgias eletivas sejam realizadas também em unidades privadas, sem qualquer custo para as pessoas em tratamento pelo SUS. 

O Hospital Maranhense é o primeiro do estado a aderir ao convênio para o componente cirúrgico, que tem como foco ampliar o acesso e acelerar a fila de procedimentos de baixa e média complexidade. A previsão é de realização contínua, inclusive aos fins de semana.

Atualmente, o Hospital Maranhense possui 90 leitos,  distribuídos entre UTI adulto, neonatal e pediátrica, além de apartamentos e enfermarias. O centro cirúrgico conta com quatro salas ativas e uma sala de hemodinâmica, e passa por ampliação para chegar a oito salas até janeiro. 

O hospital estima ter capacidade para executar, por meio do convênio, de 20 a 25 cirurgias por semana. “Para nós, enquanto hospital, é gratificante contribuir para salvar vidas e ajudar a desafogar essa fila. A parceria beneficia diretamente quem depende do SUS. O estado e o município têm uma demanda expressiva de pessoas aguardando”, pontuou o diretor técnico da unidade, Lúcio Barbosa.

Agora Tem Especialistas
O programa integra o esforço nacional para ampliar o acesso a consultas, exames, cirurgias e tratamentos, com atendimento garantido na rede privada para quem está em cuidado pelo SUS. 

No Maranhão, a execução do convênio representa mais um passo na estratégia estadual de redução das filas cirúrgicas e melhoria contínua do acesso à saúde.