Na próxima quarta-feira, 10 de dezembro, o TCE-MT realizará a solenidade de entrega de certificados de Transparência Pública para 124 instituições mato-grossenses que alcançaram os níveis exigidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). No Estado, foram alcançados 54 selos Diamante, 48 Ouro e 22 Prata.
Mais uma vez, Sorriso estará no topo do ranking, tendo conquistado, novamente, o selo Diamante, com um índice de 96,84%. “É com imensa alegria que celebramos esta conquista, que mostra que seguimos no caminho certo, gerindo com transparência os recursos públicos e somando forças para sempre levar o melhor à população”, destaca o prefeito Alei Fernandes.
Controlador-geral do Município, Laércio Garcia reitera que a conquista mostra a sinergia entre todos os setores. “O selo Diamante vem consolidar todo um trabalho feito no dia-a-dia, na observação dos detalhes e no rigoroso cumprimento da legislação”, afirma, lembrando que a conquista deve reforçar ainda mais este trabalho. “Agir com transparência é princípio básico da Administração Pública e, no próximo ano, vamos intensificar ainda mais este trabalho, buscando sempre melhorar”.
A cerimônia será realizada no Auditório da Escola Superior de Contas “Lenine de Campos Póvoas”, a partir das 8h. São esperados mais de 350 gestores, controladores internos e responsáveis pela transparência.
Modernização do Radar Nacional da Transparência Pública
Ao longo do ano, o PNTP mede o nível de transparência de órgãos públicos em todas as esferas - Executivo, Legislativo e Judiciário - a partir de 130 critérios, usados para gerar comparações e indicadores de aprimoramento. O trabalho mobilizou mais de 500 técnicos dos 33 tribunais de contas do Brasil.
A plataforma mostra, por exemplo, que a média Brasil de transparência passou de 63,94% em 2024 para 66,60% em 2025. “Isso comprova que os portais de norte a sul do país estão sendo aprimorados e que, de fato, a transparência tem crescido substancialmente”, disse o secretário executivo do PNTP e auditor do TCE-MT, Volmar Junior.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Arquivo
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).