O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveu nesta quinta-feira (4) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Biodiversidade, Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas - Comitê BioClima PB. O encontro reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento das ações de proteção ambiental, ampliando o diálogo entre governo, comunidade científica e instituições de pesquisa para embasar políticas públicas mais eficientes frente aos desafios climáticos.
O encontro, realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, marcou a posse dos membros, a apresentação do panorama geral do Comitê e a votação do Regimento Interno. O Comitê BioClima PB tem como missão estimular o compartilhamento de informações técnicas e científicas entre gestores e sociedade, além de fomentar estudos sobre temas ambientais e climáticos. A iniciativa amplia ações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com foco em inovação, mitigação de impactos e construção de estratégias de adaptação às mudanças climáticas.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou a importância do momento e o papel estratégico do grupo na construção de políticas ambientais. “Conseguimos realizar a primeira reunião do Comitê BioClima PB, unir pesquisadores e cientistas de universidades de todo o estado, profissionais que já contribuem imensamente com a Paraíba e agora passam a colaborar ainda mais por meio deste Comitê. Ao ouvirmos a ciência, ganhamos mais assertividade e eficiência na gestão pública. Quando alinhamos sustentabilidade, meio ambiente, inovação, ciência e pesquisa, colhemos resultados concretos e garantimos benefícios diretos para a população. Essa é uma grande conquista. Muitos estados ainda não têm um espaço estruturado como este, e nós estamos avançando”, afirmou a secretária.
Estrutura– As atividades do comitê são organizadas em três eixos: 1) Biodiversidade e seus subtemas: manejo e conservação, uso sustentável, monitoramento, áreas protegidas, agricultura regenerativa, resiliente e bioeconomia; 2) Adaptação e Resiliência às Mudanças Climáticas e seus subtemas: análise de riscos, resiliência socioecológica, Soluções Baseadas na Natureza e planos de emergência; e 3) Mitigação e Descarbonização às Mudanças Climáticas e seus subtemas: redução de emissões ou remoção de GEE, transição energética, eficiência energética, transporte sustentável, economia de baixo carbono e transformação ecológica.
Participaram da reunião representantes do IFPB, UFCG, UFPB, UEPB, INSA, AESA, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES).
O Comitê– Instituído pelo Decreto nº 46.830/25, o Comitê BioClima PB é coordenado pela Semas e reúne pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade. O colegiado atua como espaço de articulação entre governo, universidades e centros de pesquisa, contribuindo para a formulação de ações voltadas ao enfrentamento dos desafios ambientais e climáticos no estado.