Domingo, 07 de Dezembro de 2025
17°C 22°C
Brasília, DF
Publicidade

Emdagro apresenta a cartografia da primeira Colônia Agrícola Estadual em Pacatuba

A colônia está sendo construída em diálogo com a comunidade, um marco histórico para o município e avanço na política fundiária conduzida pela Emdagro

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
06/12/2025 às 12h10
Emdagro apresenta a cartografia da primeira Colônia Agrícola Estadual em Pacatuba
Emdagro apresenta a cartografia da primeira Colônia Agrícola Estadual em Pacatuba // Fotos: Ascom/ Seagri

O trabalho de cartografia e geoprocessamento da primeira colônia agrícola de Pacatuba foi concluído e apresentado aos representantes da comunidade. Com essa etapa, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) avança no fortalecimento da agricultura familiar no município. A área da Gameleira começa a se consolidar como a Colônia Agrícola Estadual Antônio Porfírio, resultado de um extenso processo de levantamento, mapeamento e ordenamento territorial conduzido pela equipe de Ações Fundiárias da Emdagro.

O mapa final foi apresentado oficialmente, na última sexta-feira, 5, na sede da Emdagro. O processo começou com o reconhecimento da área, seguido da coleta de coordenadas de alta precisão por meio de equipamentos GNSS. Paralelamente, foi executado um levantamento aerofotogramétrico com drone, permitindo mapear todo o perímetro com detalhes. Antes do voo, a equipe inseriu no equipamento um arquivo KML com os pontos estratégicos, garantindo que o drone percorra exatamente o trajeto planejado.

Após a etapa de campo, que leva em média de 40 a 50 minutos, todo o material coletado foi processado em escritório. As imagens foram transformadas em produtos cartográficos e traduzidas em informações precisas sobre o território, possibilitando identificar a localização exata de cada lote, áreas de uso coletivo, áreas de reserva legal, APPs e demais espaços que compõem a estrutura da colônia.

Com o mapa finalizado, a Emdagro vai realizar a materialização dos pontos no solo, através do piqueteamento. Os marcos físicos indicam onde cada lote será implantado, permitindo que, após o sorteio, os futuros colonos tenham plena clareza sobre os limites de suas áreas para iniciar as cercas e a infraestrutura necessária.

Segundo o diretor de Ações Fundiárias da Emdagro, Marcelo dos Santos, o trabalho foi planejado para garantir justiça e organização territorial. “Essa colônia está sendo construída em diálogo com a comunidade. Tudo foi pensado para que ninguém seja prejudicado — desde a distribuição dos lotes até o acesso, a segurança e a futura instalação das redes de água e energia. É um projeto que nasce com estrutura e visão de futuro”.

Com o levantamento topográfico concluído, a próxima etapa será o georreferenciamento definitivo, que transforma os dados em documentos oficiais e consolida a implantação da Colônia Agrícola Estadual Antônio Porfírio — um marco histórico para Pacatuba e um avanço na política fundiária conduzida pela Emdagro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários