Cidades Rio Preto - SP
Decreto cria Agenda Jovem em Rio Preto
Formalização garante convênio para repasse de recursos e oferta de estrutura pelo Governo do Estado
05/12/2025 22h20
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, assinou na tarde desta sexta-feira, 5 de dezembro, decreto que cria a Agenda Jovem em Rio Preto. Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social fica autorizada a firmar convênio com o Governo do Estado e receber recursos específicos para ações voltadas à juventude.

O ato de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Sandra Reis. Com a publicação do decreto, a cidade deve receber, logo no início de 2026, um veículo zero quilômetro para atender aos serviços oferecidos pelos CCJ (Centros de Convivência da Juventude).

Sandra Reis destacou o trabalho já realizado pela pasta. “Isso vai ampliar ainda mais o rol de ações já realizadas pela Secretaria por meio dos Centros de Convivência da Juventude”, afirmou.

O que diz o decreto

O decreto institui oficialmente a Agenda Jovem no município, com o objetivo de implementar, organizar e fortalecer políticas públicas voltadas à população jovem e coordenar o Espaço da Juventude. De acordo com o texto, serão consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, conforme prevê o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013).

Para desenvolver e coordenar a Agenda Jovem em São José do Rio Preto foi designada a servidora Ana Luísa Kawata, vinculada ao Centro de Convivência da Juventude (CCJ).

O documento estabelece ainda princípios que deverão nortear as ações, como a promoção da autonomia e emancipação dos jovens, incentivo à participação social e política, valorização da criatividade, promoção do bem-estar, respeito à diversidade, estímulo à cultura da paz, do diálogo entre gerações e o reconhecimento do jovem como sujeito de direitos.

Entre os eixos de atuação previstos pela Agenda Jovem estão:

O decreto entra em vigor neste sábado, 6 de dezembro, e formaliza uma nova etapa na construção e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude no município.