Domingo, 07 de Dezembro de 2025
17°C 22°C
Brasília, DF
Publicidade

Inclusão e diálogo marcam o segundo ‘Encontro TEA e Família’ em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realizou nesta semana a segunda edição do‘Enc...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
05/12/2025 às 20h30
Inclusão e diálogo marcam o segundo ‘Encontro TEA e Família’ em São Sebastião
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

 

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realizou nesta semana a segunda edição doEncontro TEA e Família: Estratégias, Voz e Direitos’, um espaço voltado ao diálogo, acolhimento e troca de experiências entre familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro reuniu aproximadamente 15 famílias na Associação de Moradores de Boraceia.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a rede de apoio entre familiares, cuidadores e profissionais que convivem com o autismo em suas diversas formas, promovendo a escuta ativa, o compartilhamento de experiências e a disseminação de informações sobre direitos, terapias e estratégias para o dia a dia.

Durante a programação, foram realizadas palestras com profissionais da área, que abordaram temas como famílias atípicas, autismo na adolescência e vida adulta, diagnóstico tardio, terapias e direitos das pessoas com TEA. Também foram promovidas rodas de conversa entre os participantes, criando um espaço de integração, empatia e apoio mútuo.

A advogada Débora Trindade Ferreira, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ministrou a palestraA importância da rede de apoio’. Em seguida, Fabi Dias falou sobre ‘Como a comunicação afetiva ajuda na regulação emocional da família. Já Barbara Alves Miranda apresentou a palestraDiagnóstico tardio em adolescentes e adultos e suas consequências. A programação contou ainda com apresentações inclusivas dos alunos da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).

Para Carlos Silva, 42 anos, pai de uma criança de oito anos no espectro, “esse tipo de encontro traz informações que muitas vezes a gente não encontra com facilidade e ainda cria um espaço seguro para falar das nossas dificuldades”, destacou.

De acordo com a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, o compromisso da gestão é ampliar as políticas públicas voltadas às pessoas com TEA e seus familiares. “Nosso objetivo é garantir cada vez mais espaços de formação, acolhimento e troca de experiências, contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva, acessível e humana”, destacou.

#PraTodosVerem:a primeira imagem retrata o grupo de todos os participantes presentes na segunda edição do ‘Encontro TEA e Família’, pais, mães, filhos, outra imagem retrata a imagem de adultos entre homens e mulheres reunidos sentados num ambiente externo coberto durante a roda de conversa e mais uma imagem dos palestrantes abordando temas referente ao tema do encontro. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários