Segunda, 08 de Dezembro de 2025
18°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Cerca de 14 mil candidatos realizam o PSS da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Nesta modalidade de ingresso, são três provas aplicadas durante o Ensino Médio. No PSS 3, aplicado a estudantes do terceiro ano, são ofertadas 565...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraná
01/12/2025 às 22h00
Cerca de 14 mil candidatos realizam o PSS da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Foto: Reprodução/Secom Paraná

Cerca de 14 mil candidatos realizaram neste domingo (30) as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nesta modalidade de ingresso, são três provas aplicadas durante o Ensino Médio. No PSS 3, aplicado a estudantes do terceiro ano, são ofertadas 565 vagas, distribuídas entre 40 cursos da graduação.

Os gabaritos já estão disponíveis no site do PSS . O resultado final do PSS 3 está previsto para até 19 de dezembro, por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais da UEPG, e o desempenho individual dos candidatos do PSS 1 e 2 será divulgado a partir de 01 de março de 2026.

As provas aconteceram em 19 cidades do Paraná: Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O coordenador de Processos Seletivos da UEPG, Edson Luis Marchinski, conta que a taxa de abstenção ficou em 9,4% do total de inscritos, e a aplicação ocorreu dentro da normalidade nas cidades. “O ponto alto foi a pontualidade dos candidatos: não tivemos relatos de candidatos atrasados”, indica. “No Campus Uvaranas, que teve muita fila de veículos no ano passado, esse ano, antes da abertura dos portões o fluxo de veículos passando pelo portal já era pequeno”, disse.

“Quero muito estudar na UEPG”, resumiu a candidata Bruna Barbosa, que veio de Prudentópolis para fazer a prova do PSS 1 na Central de Salas de Aula do Campus Uvaranas, em Ponta Grossa. A expectativa dela, depois dos três anos de PSS, é tentar uma vaga no curso de Odontologia.

Já Isis Domingues Souza, que mora em Ventania, pretende cursar Direito. “Eu tenho alguns familiares que já se formaram aqui, já sei que a universidade é muito boa”, contou. “Então eu tenho uma expectativa alta, de conseguir uma boa nota para conseguir entrar. Estou estudando há bastante tempo, porque é bastante conteúdo e vamos aí, ver o que Deus prepara, né?”.

Para muitos dos candidatos do PSS 1, essa é a primeira prova realizada para ingresso em uma universidade. Antes e depois de fechar os portões, os espaços ao redor dos locais de prova eram cheios de pais e parentes ansiosos e repletos de orgulho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários