Turismo Turismo
MTur participa da certificação de 42 praias e marinas do país com a Bandeira Azul
Ao todo, foram 31 praias e 11 marinas contempladas com o prêmio que destaca a qualidade ambiental e o turismo sustentável
27/10/2023 19h30
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Ministério do Turismo
Crédito: Ascom IAR

Os turistas poderão curtir o sol do versão em 42 praias e marinas com a certificação Bandeira Azul, um reconhecimento internacional pelo compromisso com a gestão ambiental e turismo sustentável. A cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira (27), em Balneário Camboriú (SC) e contou com a presença do Ministério do Turismo entre os júris nacionais.

Foram premiadas 31 praias e 11 marinas. Esses locais passaram por rigorosas avaliações conduzidas por um júri nacional e internacional, resultando em sua aprovação para a temporada 2023/2024. A certificação Bandeira Azul destaca os esforços e conquistas que levaram essas localidades a receberem a premiação.

A cerimônia de entrega da Bandeira Azul, conferido as 42 praias e marinas, também contou com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, e do coordenador geral de Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Rafael Morgado, que ressaltou a importância do prêmio “Sabemos que o turismo de sol e praia é um dos principais atrativos para visitantes tanto nacionais, quanto internacionais. Com a Bandeira Azul, elevamos ainda mais o padrão de qualidade, proporcionando aos turistas experiências inesquecíveis em ambientes seguros e preservados”, disse.

Ainda durante a solenidade, o presidente do Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, Ricardo Haponiuk, ressaltou o crescimento do programa no Brasil. "Destacando a Praia de Itá, situada nas margens do reservatório de Itá (SC), que se torna a pioneira praia de rio a receber a bandeira azul nas Américas. Além disso, na deslumbrante Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos (RJ), celebramos a certificação das Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e a Praia de Ubás, em Iguaba Grande, que se tornam as primeiras praias de lagoa de água salgada a obterem a certificação no Brasil. Este feito é um exemplo vívido da rica diversidade das paisagens aquáticas em nosso país", destacou Haponiuk.

CONFIRA AQUI OS VENCEDORES

OUTROS DESTAQUES- Na mesma cerimônia, o município de Bombinhas conquistou o prêmio de Destaque em Educação Ambiental, reconhecimento atribuído pelo conjunto de atividades realizadas ao longo da temporada 2022/2023 nas praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas.

Outros premiados incluíram a praia do Tombo, no Guarujá (SP), que foi agraciada pelo “Programa Caminhos da Mata”, e a praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL), premiada pelo vídeo abordando o tema da poluição. Na categoria de marinas, a Marina Kauai, localizada em Ubatuba (SP), recebeu dois troféus, um em reconhecimento às suas diversas iniciativas e outro em virtude do projeto “Onda Sustentável: Multiplicando o Conhecimento”.

BANDEIRA AZUL- É uma certificação global, presente em mais 51 países onde já foram hasteadas mais de 5 mil bandeiras. Desenvolvido no Brasil, desde 2006, pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes de vários países, com o intuito de aumentar a conscientização dos cidadãos e tomadores de decisão sobre a necessidade de proteger o ambiente costeiro e marinho.