
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove em 17 de novembro o curso de extensão “Tendências da Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, com foco em abrir um espaço de diálogos e práticas sobre a Teoria da Objetivação da Educação Matemática a outras áreas e saberes.
A capacitação será realizada das 9h às 16h, no Auditório Tito Sena, na Udesc Faed, em Florianópolis, aberta a docentes da educação básica, acadêmicos de cursos de Licenciaturas, de pós-graduação nas áreas de Educação e Ensino, assim como pesquisadores da área.
As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio do site oficial do evento . Ao longo do curso, os participantes conhecerão elementos da Teoria da Objetivação, bem como sua aplicação em práticas de ensino e aprendizagem de matemática. Além disso, será abordado como a teoria as práticas podem se estender também a outras áreas de conhecimento e componentes curriculares de todas as etapas da Educação Básica.
De acordo com Luis Radford, influente pesquisador da área, a teoria da objetivação é um convite para visualizar a aprendizagem como um genuíno processo cultural-histórico coletivo, onde a educação matemática é um esforço político, social e histórico na criação de sujeitos reflexivos e éticos.
O curso contará com palestras dos professores Jadilson Ramos de Almeida e Jaqueline Santos Vargas Plaça. A organização é do programa de extensão “Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) , da Udesc Faed, e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática (Nepesteem).
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-8512