Terça, 09 de Dezembro de 2025
17°C 21°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo de SC cria rede de apoio à saúde emocional e combate à violência contra professores em novo programa de valorização

Foto: Jonatã Rocha / SECOMO bem-estar dos professores é um dos principais focos do Programa de Valorização do Professor Catarinense, lançado pelo G...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom SC
22/10/2025 às 17h30
Governo de SC cria rede de apoio à saúde emocional e combate à violência contra professores em novo programa de valorização
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Jonatã Rocha / SECOM

O bem-estar dos professores é um dos principais focos do Programa de Valorização do Professor Catarinense, lançado pelo Governo de Santa Catarina no último dia 15, Dia do Professor. Com foco no acolhimento e apoio aos profissionais do magistério estadual, o Estado desenvolveu duas novas iniciativas: o Acolher Professor SC, uma rede de atendimento à saúde mental e emocional dos educadores, e o programa de Combate à Violência ao Professor na Escola.

“São programas autorizados, liderados e pensados pelo nosso governador, Jorginho Mello, que estamos construindo para dar o suporte que os professores merecem também psicologicamente. Para realizar um bom trabalho, o bem-estar deve estar em dia e é isso que queremos proporcionar”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

O Acolher Professor SC é um programa de acolhimento e cuidado à saúde mental dos professores da rede estadual de ensino, que funcionará como uma rede de atendimento. O Programa contará com 40 psicólogos, com disponibilidade em todas as regiões do estado. Os profissionais serão apoiados por mais de 200 psicólogos egressos do programa Universidade Gratuita, que passam a fazer agora a sua contrapartida junto à Secretaria de Estado da Educação.

Já o programa de Combate à Violência ao Professor na Escola reunirá ações de sensibilização dos estudantes e famílias para o respeito ao professor, de acolhimento do professor vítima de violência, bem como o registro da ocorrência contra o agressor. “A escola precisa ser um espaço de respeito, acolhimento e segurança para todos”, reforça a secretária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários