Tecnologia Tecnologia
Niterra é TOP 5 na prática de inovação aberta com startup
Multinacional Japonesa ocupa o 5º lugar no ranking setorial de indústria automotiva, no ranking 100 Open Startups 2023. O prêmio coloca a companhia...
26/10/2023 11h35
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Dino

A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, é uma das cinco empresas que mais se relacionam com startups na categoria Indústria Automotiva do Ranking 100 Open Startups. A premiação contempla as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

O prêmio para Open Corps é categorizado por setores de atuação e inclui um ranking geral que evidencia as 100 empresas que mais se destacaram na área de inovação aberta. Na edição de 2023, com mais de cinco mil companhias inscritas, a Niterra se classificou no quinto lugar entre as principais empresas do setor automotivo em seu primeiro ano de participação. Em 2022, o prêmio reconheceu companhias como Mercedes-Benz, Stellantis, Randon, Renault e Volkswagen, que figuraram entre as cinco primeiras colocadas.

Para o próximo ano, a companhia tem a expectativa de ter investimentos e intensificar projetos de inovação aberta junto às startups segundo Eduardo Tsukahara. As startups que tiverem soluções dentro das teses da Niterra podem ter acesso a mais detalhe no site do MOVA, divisão de inovação e novos negócios e submeter suas soluções para avaliação: https://mova.ngkntk.com.br/

Visibilidade e crescimento na área de startups e inovação

O Ranking 100 Open Startups coloca a Niterra no mapa do ecossistema de startups e reforça a mensagem de que a empresa está ativamente empenhada em buscar a inovação e explorar novas oportunidades de negócios. Até recentemente, a companhia era reconhecida principalmente no setor automotivo, com menor visibilidade no cenário de startups e inovação. O destaque entre as cinco primeiras corporações na premiação deste ano ressalta o compromisso da Niterra em estabelecer parcerias e colaborações com startups, demonstrando sua disposição em receber propostas de investimento e soluções que impulsionem a sua transformação digital.

“Essa nova premiação da Niterra marca um passo significativo que realça nosso comprometimento em colaborar com o ecossistema de startups”, explica Tsukahara. “Esse respaldo incentiva o esforço da equipe de inovação e novos negócios, assim como corrobora a compreensão da diretoria e do conselho de administração sobre a importância de investir em inovação como elemento fundamental para o futuro da empresa.”

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra. Fundada em 1936, em Nagoya (JAP), é fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra - a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta Terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade; Medicina; Meio Ambiente & Energia; Comunicações; e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios.