Terça, 09 de Dezembro de 2025
17°C 21°C
Brasília, DF
Publicidade

Chef sebastianense Eudes Assis é destaque no 12º Bariloche a la Carta ao lado da alta gastronomia da Patagônia

Bariloche está sediando a 12ª edição 2025 de Bariloche a La Carta (Balc), evento gastronômico da Patagônia, na Argentina. A experiência transforma ...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
09/10/2025 às 23h50
Chef sebastianense Eudes Assis é destaque no 12º Bariloche a la Carta ao lado da alta gastronomia da Patagônia
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

Bariloche está sediando a 12ª edição 2025 de Bariloche a La Carta (Balc), evento gastronômico da Patagônia, na Argentina. A experiência transforma a cidade no epicentro da alta cozinha regional. Nesse ano, o chef caiçara Eudes Assis é convidado de honra pelo Órgão de Promoção Turística de Bariloche (Emprotur), com colaboração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Consulado da Argentina em São Paulo para representar a gastronomia brasileira no Balc.

O chef protagoniza o evento gastronômico ao lado de chefs da Patagônia.  Natural de São Sebastião, ele trabalha com cozinha desde os 15 anos de idade e acumula prêmios por publicações como Prazeres da Mesa e Veja São Paulo Comer & Beber.

À frente do Taioba Gastronomia, localizado bairro Cambury, Assis se orgulha de levar a bandeira da culinária caiçara. “Eu tenho muito orgulho de fazer uma cozinha regional nativa caiçara. É esse legado que eu quero deixar: tenha orgulho da sua região, dos seus ingredientes e da sua ancestralidade”, conta o chef, que dá aulas de gastronomia para crianças no Projeto Buscapé desde 2007. O projeto levou o prêmio de Empreendedorismo Social em 2024 pela Veja Comer & Beber. Ele também participa do TEDx Ilhabela em outubro falando da gastronomia como ferramenta de transformação social.

O Balc é organizado pela Associação Empresarial Hoteleira Gastronômica de Bariloche com apoio da Emprotur e patrocínio do Banco Patagônia. O evento é celebra os produtos locais, receitas ancestrais e técnicas modernas, colocando em evidência a riqueza e a evolução da culinária patagônica.

Nesse ano, o Balc também premia o chef Arthur Bosco, vencedor do concurso de Gastronomia Argentina da Embaixada Argentina em Brasília. Dono da La Boca Sandwicheria, ele afirma que a notícia do prêmio foi “uma surpresa maravilhosa”. “É a primeira vez que participamos de um concurso desse tipo em Brasília. Nossa meta era estar entre os dez primeiros, pois estávamos competindo com restaurantes renomados e com anos de praça”.

A realização do Balc também fomenta a conexão entre produtores locais, chefs e cozinheiros, visitantes e residentes para celebrar a identidade patagônica.

Durante o festival, mais de 80 restaurantes, bares e cervejarias participantes oferecerão menus exclusivos e experiências gastronômicas únicas com preços especiais, uma oportunidade imperdível para moradores e turistas explorarem os sabores autênticos da Patagônia. Para a festa, que ocorre tradicionalmente em outubro, a cidade reúne o melhor da cozinha, dos produtos e das paisagens da região.

Para mais informações, acesse: https://barilochealacarta.com/

Instagram: @barilochealacarta @barilochear Facebook: Barilochealacarta

 

#PraTodosVerem: Na primeira imagem, Eudes sorri para a câmera. Ele veste uma camiseta preta com a palavra “caiçara” escrita em branco. Ao fundo, há prateleiras com garrafas e copos. Na segunda imagem, um prato colorido com um ensopado de frutos do mar, com pedaços de lula, tomate e ervas frescas, servido em uma tigela rústica. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários