
A Prefeitura de Belém entregou a nova Feira de São Brás, com boxes de vendas reformados, equipados com eletrodomésticos e com placa solar (algo inédito nas feiras da cidade). Ao todo,195 permissionários que atuam no local são beneficiados, marcando uma nova era para a capital paraense. A entrega foi oficializada na tarde desta terça-feira, 19.A obra da Prefeitura de Belém teve o aporte financeiro do Governo Federal, através da Itaipu Binacional.
A nova Feira de São Brás está aberta ao público de segunda a domingo: de 8h às 18h na Grande Feira; e de 8h às 15h nos espaços de refeições e lanches. A entrada é pela Av. José Bonifácio.
Os permissionários ganharam boxes de vendas modernos, seguros e equipados com eletrodomésticos, entre fogão a gás, congelador e refrigerador. Os setores estão distribuídos em 159 novos boxes para vendas diversas, 24 equipamentos de vendas de refeições populares e 12 de comércio de lanches. A estrutura de primeira linha vai atender todos os clientes e turistas da cidade, especialmente no ano em que Belém vai sediar um dos maiores eventos climáticos: a COP30.
“Quem vier a esta Feira, irá se embelezar com esta estrutura arquitetônica maravilhosa que, certamente, forma um dos prédios públicos mais bonitos do mundo”, enfatizou o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a celebração da entrega da nova Feira de São Brás.

Os novos boxes são metálicos e de fácil manutenção.Eles estão em um espaço amplo e seguro, monitorado por 160 câmeras instaladas. Além dos novos espaços de vendas, a nova Feira de São Brás conta com três banheiros públicos (masculino, feminino e PCD) na área das refeições e lanches e dois banheiros públicos (masculino e feminino) na área da Grande Feira.
Iniciativa inédita nas feiras do município!A Prefeitura de Belém também instalou painéis solares para a geração de energia ao condomínio onde funciona a nova Feira de São Brás,garantindo economia para os permissionários, que passam a pagar uma taxa menor de condomínio.

Em frente ao espaço dos lanches e refeições, também foi construída uma pracinha. O que era apenas uma via de acesso, agora virou um espaço de convivência.
“Quando a gente trabalhava naquele sufoco, pedíamos a Deus para mudar de vida. Foi maravilhoso, tudo será diferente a partir de agora, com esse presente da Prefeitura. E que venha a COP”, comemorou Risomar Sousa, 57 anos, que vende refeições há 33 anos.
Além de toda a estrutura e beleza dos novos espaços, mais um motivo para comemorar:todos os permissionários da nova Feira de São Brás foram regularizadospela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon). Agora, iniciam uma nova etapa profissional em suas vidas, retornando ao símbolo da história e do comércio de Belém, devidamente estruturado.
“A entrega desta nova Feira de São Brás marca uma nova era para estes trabalhadores que terão toda a estrutura necessária para alavancarem suas vendas no ano de uma tão esperada COP30. É a Prefeitura de Belém fazendo a economia girar e proporcionando conforto, higiene e segurança para quem vende e também para quem compra”, disse André Cunha, titular da Sedcon.



Durante a inauguração, também estiveram presentes as equipes da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), ligada à Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel),com os serviços de coleta seletiva e educação ambientalna nova Feira de São Brás.
A coleta seletiva e a educação ambiental em espaços públicos, a exemplo da feira que é um dos maiores cartões-postais da cidade,são fundamentais para a sustentabilidade e a conscientização comunitária.
Os serviços ajudam a informar sobre reciclagem,reduzem resíduos,valorizam recursosao permitir o reaproveitamento eengajam a comunidadeem iniciativas ambientais, como destaca Pamela Massoud, secretária executiva de Inclusão Produtiva:
“Esses espaços são ideais para a educação prática, facilitando a compreensão do processo de coleta seletiva. Programas bem-sucedidos podem servir como modelo para outras localidades, promovendo uma cultura de sustentabilidade que impacta positivamente a sociedade”, complementa.




